Pegadinha da sexta-feira 13

Se nada der errado antes, faltam apenas 28 sextas 13 para o fim do mundo, o dia que acontecerá o suposto impacto do asteróide 2004 MN4 "Apophis", com um diâmetro de 400 metros, contra a Terra. Como o ser humano é chegado em uma data para acabar com o planeta, a próxima está marcada para o fim de tarde de 13 de abril de 2029, sexta-feira.


Pese que as possibilidades de impacto sejam infinitesimais, segundo a NASA, os paraskavedekatriafóbicos -pessoas que tem medo de sexta-feira 13- já preparam a mortalha sem se darem conta que a data é só mais uma no calendário. Em verdade a origem desta superstição pode ser rastreada até a sexta-feira, 13 de outubro de 1307, quando a ordem dos Cavaleiros Templários sofreu uma emboscada e foram todos para as fogueiras da Santa Inquisição. No meio das labaredas, muitos dos cavaleiros rogavam pragas e maldições antes da morte. Depois disso a sexta 13 passou a ser considerado um dia de má sorte.

Durante muitos anos, o cinema se aproveitou desta sugestiva data para lançar clássicos do terror -inclusive o tiozinho da cabra  deve casar hoje- e personagens como Jason, Freddy Krueger, Chuck, Samara, Regan Macneil passaram a fazer parte do imaginário popular no relacionado ao gênero. Assim não deve ser muito agradável encontrar com um cosplay deste a meia noite, principalmente quando ele está armado com uma motoserra, o susto deve ser grande:

ORDOS