10 jogos que impactaram o mundo dos vídeogames

Os videogames estão ficando maiores e maiores – não fisicamente – a cada ano. Com a produção em massa de “crap-ware”, ainda há alguns jogos que realmente mudaram a forma como as pessoas jogam hoje. Se seu estilo de jogo é sério, ou mais casual, estes jogos realmente fizeram um impacto sobre a indústria de videogames.

10 – Everquest


Este MMO (massively multiplayer online) da Sony foi o primeiro de seu tipo, e realmente definiu como MMOs são jogados hoje. A interface de usuário de jogos é o modelo padrão para cada novo MMO que sai: às vezes tão semelhantes que você pode até chamá-lo de cópia. Independentemente disso, se você amou ou odiou Everquest, ninguém pode negar que foi a rampa de lançamento para cada novo MMO que atinge a cena.

9 – Starcraft



Os gêneros RTS (estratégia em tempo real) de videogame têm sido definidos por este jogo. Com sua jogabilidade muito alta e uma base de fãs massivos online, é difícil disputar o impacto de Starcraft na indústria de jogos. Na minha opinião, com a ascensão dos jogos de console, Starcraft é um daqueles jogos que realmente mantinham jogos de PC vivos. O jogo é televisionado nacionalmente na Coréia.

8 – Final Fantasy VII



Qualquer um que tivesse um Playstation em meados dos anos 90 sabe sobre este. Você pode até chamá-lo de jogo principal da primeira geração Playstation. Qualquer um que joga RPG tem um apreço especial por este jogo. Entre os gráficos de ponta (para a época, é claro) e convincente enredo, este jogo pode facilmente ser conhecido como o mais famoso RPG. Há ainda uma enorme demanda para o jogo ser refeito. As palavras “RPG” e “Final Fantasy” caminham lado a lado, por causa deste sétimo jogo da franquia.

7 – GTA III



Mães de todo o mundo odiavam esse jogo. É um jogo que lhe permitiu fazer, literalmente, qualquer coisa. O jogo realmente esquentou após o lançamento de “San Andreas”, principalmente por causa do “mod café quente” ou cenas de sexo mostradas. A empresa de jogos tiveram que relançar o jogo sem aquela cena. Independentemente disso, Grand Theft Auto e caixas de areia (sandbox games) andam de mãos dadas.

6 – Halo



Microsoft pode realmente agradecer a esta série para o enorme sucesso do Xbox Live. Claro, temos Call of Duty agora, mas ninguém pode negar o que Halo fez para o FPS em console. Por Halo, o uso de jogos de console on-line nasceu com o Xbox LIVE.

5 – Tetris



Casual, mas tão viciante! Este jogo é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em um jogo portátil. Até quem não é fã de vídeogames joga (ou já jogou bastante) Tetris. Precisa dizer mais?

4 – Farmville



Quem tem Facebook: ou joga este jogo, ou conhece 5 pessoas que o fazem. Se você é como eu, as suas notificações do Facebook são constantemente cheia de pedidos irritantes daquelas pessoas que são viciadas nesse jogo.

3 – Legend of Zelda



A mistura entre RPG, hack and slash, e ação/aventura fez este jogo um grande sucesso desde o seu primeiro dia de lançamento. A Nintendo acertou em cheio com esse lançamento, e ainda é uma das principais séries das plataformas da Nintendo hoje. Para não mencionar que Link ainda faz aparição em tantos outros jogos. E não, o nome dele não é Zelda…

2 – World of Warcraft



É difícil não colocar esse jogo como número 1. Com mais de 10 milhões de jogadores atualmente, e crescente, é fácil ver como este jogo impactou o mundo dos jogos. A mistura entre o conteúdo satisfatório e a rede social envolvida neste jogo verdadeiramente colocam-no em sua própria categoria. Houve até mesmo relatos de suicídios em relação a este jogo. Tá, aí já é demais…

1 – Super Mario Bros



Qualquer disputa aqui? Este jogo da Nintendo iniciou o “gaming” . Eu sei que teve o Atari e outros sistemas antes, mas Mario fez de todos os jogos o que são hoje. Com um novo Mario liberado a cada ano, é inegável o que este encanador italiano gordinho fez para os jogadores em todo o mundo.