10 Filmes Baseados em Serial Killers

Serial Killers e cinema são quase sempre a combinação perfeita para o sucesso. Tendo em vista isso, resolvi fazer uma relação com alguns achados cinematográficos sobre esse tema sedutor e cruel, com um detalhe bem interessante: todos esses filmes são baseados em fatos reais. Apesar de nem sempre serem 100% fiéis aos acontecimentos, até mesmo por respeito às vítimas e aos familiares delas, esses filmes são considerados os melhores pela crítica.

Os filmes a seguir são baseados em serial killers que você não desejaria conhecer além das telonas, e que amedrontaram o mundo real:

1. Retrato de um Assassino (1986) – John McNaughton

(Título original: Henry – A Portrait of a Serial Killer)


Henry é um rapaz que vive com seu ex-colega de prisão e sofre de distúrbio que o leva a matar pessoas de maneira horrenda. Ele encontra duas pessoas que também sofrem de perturbações psicológicas e que são atraídas pela violência.

Filme quase biográfico de Henry Lee Lucas, considerado um dos maiores serial killers americanos, que matou aproximadamente 600 pessoas. O longa não tem o glamour com o qual se retrata muitos personagens do tipo. É uma exibição da crueldade humana crua.
2. Caçada ao Assassino BTK (2005) – Stephen Kay

(Título original: The Hunt for the BTK Killer)


Marido. Pai. Líder Espiritual. MONSTRO. O longa escancara um dos mais horrorosos casos da história criminal norte-americana. No Kansas, em 1974, um serial killer começou uma matança que durou 17 anos!

Conhecido como BTK (Bind-Torture-Kill), o assassino ridicularizou as autoridades com pistas e cartas. O Troco com uma interpretação impecável do insano assassino em série Dennis Rader, o filme retrata a perseguição que cativou uma nação.
3. Helter Skelter (2004) – John Gray

(Título original: Helter Skelter)


Longa-metragem produzido para a TV norte-americana, sobre o caso mais chocante e marcante de serial killers que aconteceu nos EUA na década de 60 é reconstituído com roteiro baseado em livro escrito por Vincent Bugliosi e Curt Gentry.

O filme aborda a série de assassinatos cometidos por Charles Manson interpretado por Jeremy Davies, e pelaFamília Manson que tem uma legião de membros e fãs até hoje.
4. Zodíaco (2007) – David Fincher

(Título original: Zodiac)


O filme narra a história da caçada a um serial killer conhecido como Zodíaco, que matou em torno da área da baía de São Francisco durante os anos 1960 e início de 1970, deixando várias vítimas na sua vigia e insultando a polícia com cartas e cifras enviadas para jornais.

Jake Gyllenhaal (O Homem Duplicado) protagoniza esse filme, ao lado de Robert Downey Jr (O Homem de Ferro)

5. Dahmer – Mente Assassina (2002) – David Jacobson

(Título original: Dahmer)


O filme retrata fielmente a vida de Jeffrey Lionel Dahmer, serial killer conhecido como Canibal de Milwaukee. Um dos mais cruéis assassinos. Estupro, necrofilia e canibalismo são o foco desse filme baseado em um dos homens mais perversos do mundo.

6. Ted Bundy (2002) – Matthew Bright
(Título original: Ted Bundy)


O filme conta detalhadamente a história de Theodore Bundy, serial killer conhecido como Ted Bundy que matou mais de 30 mulheres nos Estados Unidos da América durante a década de 70.

7. Gacy (2003) – Clive Saunders
(Título original: Gacy)


A história de John Wayne Gacy Jr. serial killer apelidado de O Palhaço Assassino. Empresário bem sucedido do estado de Illinois que assassinou 33 adolescentes e enterrou debaixo de sua casa.

8. The Gray Man (2007) – Scott L. Flynn



A história de Albert Fish, um dos mais macabros serial killers do século 20. Apesar de ser muito conhecido na psicologia e na criminologia, no cinema ele não é muito citado. Sem sensacionalismo barato, um detetive dedicado tenta capturar o serial killer que rapta, abusa, mata e, ocasionalmente come crianças, não deixando nenhum vestígio para trás. Verdadeiro canibal. Comparado a Albert Fish, Hannibal Lecter foi um santo.

9. Cidadão X (1997) – Chris Gerolmo

(Título original: Citizen X)


Baseado em um dos serial killeres mais terríveis do mundo, Andrei Romanovich Chikatilo, que matou mais de 50 mulheres e adolescentes nos anos 80. O filme é baseado no livro de Robert Cullen – calma, ele não faz parte da família de vampiros – e fala sobre o primeiro serial killer descoberto na antiga União Soviética. Conhecido como Monstro de Rostov, que de 1978 até 1990 matou mais de 50 pessoas, sendo crianças e jovens mulheres seus alvos.

10. Jack – O estripador (1988) – David Wickes

(Título original: Jack -The Ripper)


Nesse último filme da lista, é mostrada a verdadeira face do mais lendário criminoso inglês. Todo o mistério de Jack, O Estripador, é desvendado nesta superprodução. Mantendo intenso suspense do início ao fim, o filme apresenta uma reconstituição perfeita da época e fatos. Na Londres vitoriana, prostitutas tão barbaramente assassinadas, desafiando a inteligência e credibilidade da Scotland Yard. Corpos encontrados esquartejados, com requintada crueldade, deixam atônitas a população e a polícia. O inspetor Abberline é designado para solucionar o mistério.
A história de Jack, o estripador, chegou a inspirar a graphic novel Do Inferno, feita pela dupla Alan Moore eEddie Campbell.

Responsável pelo assassinato de prostitutas na área de Whitechapel, durante o ano de 1888, em Londres, Jack nunca teve sua identidade revelada. Entretanto, se tornou um dos assassinos seriais mais famosos da história. Suas vítimas tinham os órgãos internos removidos de maneira praticamente cirúrgica.

Existem outros filmes que poderiam entrar na lista, mas selecionei os mais fiéis a história dos assassinos. E deixei um pouco de lado alguns títulos aclamado, como O Silêncio dos Inocentes para dar espaço a outros. Se você conhece algum filme que considera fiel a um Serial Killer, comente por aqui.